Carreira de títulos, lesões e recomeço

01/03/2011 15:44

Com carreira marcada pela superação de lesões e de um caso de doping, ponteira do Osasco está pronta para superar a terceira cirurgia no joelho.

 

Jaqueline não tinha dúvidas e o choro foi reflexo disso. No momento em que tentou se levantar da quadra após tentar defender uma bola na partida contra o Pinheiros, a ponteira do Osasco sentiu dores no joelho esquerdo e sabia que algo mais sério tinha acontecido. No dia seguinte, a confirmação: teria de ser submetida à terceira cirurgia no local. A artroscopia foi realizada e no dia seguinte ela já estava fazendo fisioterapia. A previsão de retorno é em aproximadamente dois meses.

Naquele momento senti que alguma coisa estranha tinha acontecido. Conheço muito bem o meu joelho. Mas não quis me precipitar e esperei os resultados para saber se teria que operar. A rotina agora vai ser de muito trabalho e muita paciência. Mas o que importa agora e que nada mais grave aconteceu e que logo estarei com o grupo de volta - disse a jogadora em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

 

Ao longo da carreira, Jaqueline aprendeu a ter de recomeçar de tempos em tempos. Foi assim depois da trombose na mão, do caso de doping e das outras duas cirurgias. E garante que será assim novamente.

- Em momentos assim eu me apego primeiramente a Deus, que me dá muitas forças para superar qualquer barreira. Em seguida, me apego a minha família e amigos que estão sempre do meu lado. Sou uma pessoa abençoada e sirvo de exemplo para muitos que me conhecem pela minha superação. Tenho muito orgulho de poder ajudá-los a reverter qualquer situação. Não estou triste, mas sim ficando mais forte. É muito bom saber que tenho uma torcida grande e que me apóia sempre, como as pessoas que me acompanham no Twitter, que estão sempre me mandando recados de apoio e carinho. É nessas horas que eu posso ver o quanto sou admirada por muitos.

 

Histórico de lesões


 

E no que depender da vontade deles e de Jaqueline, o retorno às quadras será nos playoffs da Superliga. Ela lamenta não poder dar a sua contribuição para o time neste período de recuperação, mas tentará deixar sua marca, mesmo que fora de quadra.
 

- Ajudarei de muitas maneiras as minhas companheiras. Infelizmente não dentro de quadra, mas vou estar na torcida e acompanhando todos os passos da minha equipe.

 

Joelho, “o calcanhar de Aquiles” dos atletas

 

O massacrante esforço físico exigido pelo esporte de alto nível transformou os joelhos no calcanhar-de-aquiles dos atletas. Duas modalidades, em especial, cobram um preço alto dessa parte do corpo. Uma é o futebol, com os constantes giros e mudanças bruscas de direção realizados pelos craques. O outro destruidor de articulações é o vôlei, com os saltos repetitivos que jogam uma sobrecarga excessiva sobre as pernas dos jogadores”. Assim o jornalista Sérgio Ruiz Luz iniciava a matéria da Revista Veja que anunciava a aposentadoria da jogadora de  vôlei Ana Moser.

 

Os anos se passaram, o vôlei, seu treinamento e tratamento do físico dos atletas evoluíram, e certamente os riscos dos atletas atuais não são os mesmos de outrora. Porém eles ainda existem, principalmente para quem busca a excelência física. No meio do esporte competitivo o aprimoramento, a repetição dos movimentos é inevitável. Talvez seja o preço que se cobra para se tornar um grande campeão seja exatamente esse, ultrapassar o limite físico.

No voleibol os saltos são os maiores causadores nas lesões no joelho. A fase de impulsão é a que mais esforço da musculatura do atleta de voleibol A lesão do ligamento cruzado anterior no voleibol é comum no agachamento profundo do contra movimento do bloqueio ou da cortada, ocorrendo com mais freqüência na zona de ataque. Lesões assim são comuns em atletas de alto nível, o treinamento e a busca pelo alto rendimento levam a esses riscos e todos que estão inseridos no esporte competitivo sabem disso.Mas uma boa maneira de prevenir, amenizar os traumas na articulação é manter uma musculatura bem condicionada, forte e alongada, evitar praticar esportes em excessiva fadiga e em pisos muito aderentes


Detalhe que não pode passar despercebido 



 

 

Fonte: globo.com;

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

div id="disqus_thread">
blog comments powered by Disqus