Relembrando seleções juvenis

31/07/2011 12:32
 
Hoje teremos a final do campeonato Mundial Juvenil feminino, em mais uma edição - como tem sido nas últimas seis edições desse campeonato -  a seleção brasileira de vôlei feminino estar entre as finalista.
Então resolvemos lembrar a geração 2001 que devolveu a Brasil, após doze anos, o título de campeã Mundial no Juvenil. Parte dessa geração ainda nos daria mais alegria, pois dela sairia  quatro atletas para a seleção adulta que entre muitos títulos durante todo o ciclo olimpico de Pequim, conquistaria a inédita medalha de ouro em 2008. Jaqueline, Paula, Sheilla e Sassá, estavam no mundial juvenil de 2001 na Republica Dominicana e sete anos depois subiam ao lugar mais alto do pódio na China. Praticamente todas as extremas da equipe campeã olímpica de 2008 saiu da geração de 2001, o único diferencial foi a ponteira Mari (que também é dessa geração, mas não participou da conquista do Mundial Juvenil de 2001).

 
Vale lembrar que antes de 2001, a ultima geração a ser campeã nessa categoria tinha sido as meninas que conquistariam os primeiros e alguns dos mais importantes títulos do vôlei feminino brasileiro. A geração bronzeada de Atlanta/1996 e vice campeã mundial de 1994, tinha como base; Ana Moser, Márcia Fu, Fernanda Venturini e Ana Paula, todas campeãs mundiais no juvenil de 87 e 89.
 
A renovação constante, a entrada e a permanência do voleibol brasileiro no topo do mundo podem ser explicadas por esses títulos (investimento) nas categorias de base. Hoje a seleção feminina de vôlei é formada basicamente por esse encontro de gerações, meninas que no passado conquistaram títulos nas categorias de base, continuam defendendo o vôlei nacional na seleção adulta.
Atualmente compõem a seleção feminina, além das meninas da geração 2001 já citadas; Fabíola (também campeã mundial juvenil 2001); Dani Lins e Fabiana (campeãs no juvenil em 2003); Thaisa, Adenizia e Garay (campeãs no juvenil em 2005), e Natália e Tandara (campeãs no juvenil em 2007). Certamente, no futuro, teremos meninas da geração 2011 na seleção adulta.
Abaixo segue uma matéria de um site Chinês sobre a conquista das meninas do Brasil em 2001. 

Garotas do Brasil conquistam o Campeonato Mundial Juvenil de Voleibol

Matéria de 10-09-2001

HAVANA, 09 de setembro (Xinhua) - O Brasil teve uma vitória fácil sobre a Coréia do Sul e conquistou o título do Mundial da Juvenil de mulheres - Volleyball Championship – realizada na República Dominicana no domingo.
Aplaudido pelos torcedores locais, o Brasil, que teve uma vitória dura contra a China por 3-2 na semifinal e bateu a Coréia do Sul no confronto final por 3-0 (25-16,25-18, 25-13).
Na batalha pelo terceiro lugar, a China derrotou a Itália por 3-0 a vitória.
A brasileira Jaqueline Carvalho, que fez 18 pontos no final, foi nomeado a jogadora mais valiosa (MVP). Enquanto chinês Zhang Ping recebeu o Melhor Spiker e seu compatriota Zhou Yuenan Melhor Setter do evento.

 


 

Fonte: CBV

          Brazilian Girls Win World Youth Volleyball Championship

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

div id="disqus_thread">
blog comments powered by Disqus